PT

EN

Projeto de Intervenção

Lixo Zero Mouraria

O Projeto

Lixo Zero Mouraria é um projecto do Programa BIPZIP 2018 da Câmara Municipal de Lisboa, promovido pela Zero Waste Lab em parceria com a Cozinha Popular da Mouraria, o Movimento Portugal Sem Beatas, o Centro de Inovação da Mouraria e a Associação Renovar a Mouraria. Muitos outros parceiros locais e da cidade se juntaram ao projecto, desde o GAT in Mouraria, à Rede Biataki ou a Escola Básica Maria Barroso, por exemplo.
Com foco especial nos descartáveis, plásticos e beatas, Lixo Zero Mouraria é um projecto feito com a comunidade da Mouraria onde se procura pilotar soluções Lixo Zero à medida de cada grupo, necessidade ou sector de atividade do bairro. Numa base de trabalho horizontal, transversal a toda a comunidade, o projecto aborda a filosofia lixo zero com famílias, escolas, universidade sénior, comércio e restauração, criando espaços de partilha e discussão sectoriais, com o objectivo de potenciar a criação de soluções eficazes para cada um.
Pretende-se que estas sejam soluções impulsionadoras de uma mudança sistémica no quotidiano do bairro, potenciando a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade dos recursos disponíveis.

Projeto de Intervenção

Lixo Zero Mouraria

A Mouraria

O bairro da Mouraria, inserido na Freguesia de Santa Maria Maior, é um dos bairros mais tradicionais e multiculturais de Lisboa, onde convivem mais de 55 nacionalidades, numa energia cultural vibrante. Ponto nevrálgico quer para lisboetas quer para turistas, a Mouraria reúne comunidades de todo o mundo a Mouraria reúne várias realidades da cidade.
Este é também por isso um projecto emblemático pelo seu potencial de escala e replicação.

Mapa da Mouraria

Projeto de Intervenção

Lixo Zero Mouraria

Media Lixo Zero

Projeto de Intervenção

Lixo Zero Mouraria

Deita Cá para Fora

Introdução:

Deita Cá para Fora consiste num ciclo de fóruns comunitários desenvolvidos ao longo do ano com diversos grupos da Mouraria, desde famílias, séniores ou crianças, a comerciantes ou representantes da restauração local, com o objetivo de recolher testemunhos para a elaboração do Manifesto Comunitário Lixo Zero.


Aconteceu:

"Cidades Lixo Zero", 9 Jan 2019, CIM
O documentário Cidades Lixo Zero foi gravado durante o 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero que aconteceu em Brasília-DF, Brasil em Junho de 2018. O filme aborda os impactos sociais, políticos e económicos da mudança de paradigma em relação à gestão de resíduos na nossa sociedade, trazendo também um pouco sobre os programas Lixo Zero implementados com excelência em todos os cinco continentes através da participação de importantes especialistas, ativistas, pesquisadores e gestores públicos nacionais e internacionais que trabalham diretamente com o Lixo Zero e somaram seus conhecimentos e experiências no tema.
Uma aula magna sobre gestão de resíduos que nos mostra como a mudança é simples e que pode começar hoje mesmo com cada um de nós. A projeção do filme foi seguida de uma conversa com Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e membro da Zero Waste International Alliance, idealizador do documentário e impulsionador do movimento no Brasil e no Mundo.

"Lanche Lixo Zero", 18 Jan 2019, Associação Renovar a Mouraria
Lanche Lixo Zero com as crianças e jovens do apoio ao estudo da Renovar a Mouraria ao qual se juntaram também as suas famílias. Durante um lanche sem lixo, a conversa gravitou entre a produção de lixo a nível individual e seus impactos na comunidade.
Num ambiente de brincadeira e diversão, pensámos em conjunto no que seria interessante melhorar e como cada um pode fazer parte dessa mudança. As crianças disseram o que mais incomodavam: garrafas deixadas por “bêbados”, cocos dos cachorro que não são apanhados pelos seus donos… Os adultos presentes e familiares, saíram com a certeza de que temos muito a aprender com os mais novos.

"Beatas", 31 Jan 2019, GAT inMouraria
Conversa com técnicos e utentes do GAT inMouraria sobre o lixo, o bairro e o impacto em cada um e nos ecossistemas. Com o foco nas pontas de cigarro, foi projetado um vídeo sobre o percurso e impacto das beatas quando chegam à rua. Neste mesmo dia foi instalado um beatão à porta do GAT inMouraria, em parceria com o parceiro Rede BIATAKI.

"Lixo Zero", 02 Mar 2019, Festival Entrudanças
Por convite da Liga para Proteção da Natureza, o projeto Lixo Zero Mouraria abriu as portas e apresentou-se no Festival Entrudanças – Castro Verde, num círculo de conversa sobre o Movimento Lixo Zero e consumo sustentável. Questões citadinas levadas ao meio rural fizeram lembrar que a responsabilidade é partilhada por todos e que não há fronteiras para o problema do lixo. Deitar o lixo fora? Onde? Não existe “fora”.

"Lanche Lixo Zero", 02 Abr 2019, Universidade Sénior
À volta de um lanche/convívio, a conversa fluiu com os alunos da Universidade Sénior da Freguesia de Santa Maria Maior. Muitas histórias partilhadas acerca da qualidade de vida no bairro, do que é de louvar e do que falta… resultado de um olhar atento e persistente no bairro e na cidade, que acompanham a recuperação urbanística mas também a pressão turística no bairro. Histórias de antigamente e de agora, facilidades e dificuldades sentidas e muitas sugestões foram registadas. Histórias de vida que nos ensinam com experiência mas também com muita vontade de aprender. Ver cartaz.

"Ambiente à escala, individual, comunitária e europeia", 31 Mai 2019, CIM
Em parceria com a Rede DLBC e Espaço Europa parceiros do projecto WISE que partilharam este espaço de discussão com o projeto Lixo Zero Mouraria. O Fórum decorreu sob o tema de “Ambiente à escala, individual, comunitária e europeia” e a discussão foi acesa entre o que cada um necessita no seu bairro para poder fazer a mudança e que incentivo é dado a nível europeu para que isso aconteça de forma integrada e eficiente. Ver cartaz.

Projeto de Intervenção

Lixo Zero Mouraria

Põe a Mão na Massa

Introdução:

É sob o mote “Mãos na Massa”, nome dado ao ciclo de 4 workshops, que os mentores e profissionais convidados partilham experiências e propõem que se aprenda fazendo. Apostar numa filosofia de vida que assente nos 5 R´s é o caminho mais curto e eficiente para resolver o problema da acumulação irracional de lixo, sobretudo se o enfoque for feito ao nível do RECUSAR, REPENSAR e REDUZIR.
Os workshops têm como objetivo partilhar experiências e promover a conservação dos recursos naturais através da redução de lixo, demonstrando que através de um estilo de vida lixo zero se poupam financeiramente recursos e se gere o quotidiano de forma mais eficiente, saudável e confortável.


Aconteceu:

"Workshop Cozinha Lixo Zero", 19 Fev 2019, Cozinha Popular da Mouraria
Workshop para partilhar dicas Lixo Zero na Cozinha. A cozinha é o ambiente residencial onde mais lixo é produzido. Repensar como podemos contribuir gerando menos desperdício, menor quantidade de embalagens consumidas e ainda poupando dinheiro com maior saúde e qualidade de vida à família e ao ambiente, foi o mote apresentado neste dia.
O workshop Cozinha Lixo Zero, contou com a autora do blog “A Mamã Sabe Poupar” que ensinou como preparar receita de leite vegetal de aveia e pão com as sobras, bee´s wrap - uma alternativa a película aderente e detergente caseiro. Ver cartaz.

"Workshop Casa de banho Lixo Zero", 26 Mar 2019, Associação Renovar a Mouraria
Workshop de partilha de dicas Lixo Zero e receitas de produtos de higiene pessoal. Mais uma vez, convidamos a autora do blog “A Mamã Sabe Poupar”, que partilhou receitas de gel duche, creme de corpo em barra, pasta de dentes e desodorizante, demonstrando que através de um estilo de vida lixo zero se poupa muito financeiramente, diminui-se muito a produção de lixo e focamo-nos no essencial, o nosso bem estar e o menor impacto possível nos ecossistemas. Ver cartaz.

"Workshop Cozinhar sem desperdício com o Chef Nuno Queiroz Ribeiro", 24 Abr 2019, Cozinha Popular da Mouraria
Neste workshop o Chef Nuno Queiroz Ribeiro preparou uma refeição completa, com o mínimo de desperdício alimentar, utilizando ingredientes comprados a granel, da época, vegetarianos ou veganos. Uma oportunidade para aprender a confecção de uma refeição completa, saudável e sem desperdícios ,onde no final chef e participantes partilharam das receitas confeccionadas, num momento de convívio à mesa. Ver cartaz.

"Workshop Soluções Lixo Zero para Casa", 20 Mai 2019, Festival de Telheiras
Este workshop contou com a empreendedora Cristina Correia, da marca Lusa Natura, que ensinou os participantes receitas para fazer pasta de dentes, gel de banho, creme corporal e bees-wrap. Receitas fáceis, feitas com ingredientes naturais, que permitem poupar em embalagens plásticas e resgatam o prazer de criar e confeccionar manualmente seus próprios produtos. Ver cartaz.

Projeto de Intervenção

Lixo Zero Mouraria

Enche o Saco

Introdução:

Iniciativa de rua para sensibilização ambiental e impacto que convida todos os moradores, trabalhadores e visitantes da Mouraria, a pegarem num saco e recolherem o lixo e beatas dispersas enquanto percorrerem as ruas do bairro. A atividade termina com a reunião dos diversos sacos de lixo apanhados e da sua separação, análise e contabilização. A análise e comentário sobre as diversas peças encontradas e recolhidas é um dos momentos altos do evento, pois é aí que a partilha entre participantes e equipa será mais profícua e donde nascem muitas conversas úteis à sensibilização do problema. O principal objetivo é a sensibilização para a importância da redução da produção de lixo promovendo a redução da pegada ecológica das cidades. Por outro lado, pretende-se também sensibilizar para a importância de reconhecimento do que é lixo e dos que são resíduos e de como cada um pode ter um fim adequado e o menos nocivo possível para o planeta.


Aconteceu:

"Ação de sensibilização sobre beatas", 12 Out 2018, Mouraria - parceria com a Associação Renovar a Mouraria e voluntários GRACE

"Ação de sensibilização sobre beatas", 9 Fev 2019, Mouraria - parceria com Meninas do Rio. Ver cartaz.

"Ação de sensibilização sobre beatas", 11 Mai 2019, Mouraria. Ver cartaz.

"Ação de sensibilização sobre o lixo marinho", 12 Mai 2019, Praia de Caxias - parceria com a Escola Maria Barroso e Luísa Ducla Soares
A escola foi à praia para ver onde vai parar parte do lixo que produzimos em casa ou na escola. Uma ação que permitiu enriquecer todo o enquadramento dos ateliers desenvolvidos na escola.

"Ação de sensibilização sobre beatas", 9 Jul 2019, Mouraria - parceria com voluntários da empresa ORIS e Torres Distribuição. Ver cartaz.

Projeto de Intervenção

Lixo Zero Mouraria

Escola Lixo Zero

Os verbos Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reciclar, foram o mote para o desenvolvimento de várias atividades com a comunidade escolar, desde alunos e professores, a pais, educadores e auxiliares de apoio à família.
Em parceria com a Escola Maria Barroso e Escola Ducla Soares, pilotamos atividades educativas com o objetivo de semear valores de cidadania, respeito, ecologia, saúde e felicidade que mobilizem o grupo e que ativem o sentido de participação no espaço comum.
Foram realizados 12 ateliers - 2 por cada sala, e três atividades com toda a comunidade escolar, que tiveram impacto diretamente nas crianças e que esperamos, tenham também vertido naturalmente para o contexto familiar, influenciando deste modo toda o ambiente escolar.


Atividades Jardim de Infância
Atividades 1º Ciclo
Atividades Todos

Projeto de Intervenção

Lixo Zero Mouraria

Manifesto Lixo Zero - "Re-volta"

As sarjetas de Lisboa não recebem apenas águas pluviais , mas também muito lixo de reduzida dimensão, como pequenos plásticos e beatas de cigarros que não se conseguem filtrar e acabam por ser lançados diretamente no mar.

Pois essa é a razão deste peixe, já saturado e enjoado, nos aparecer de repente num alçapão de esgoto, mesmo aqui no centro de Lisboa! Sente-se enganado, à vista desarmada tudo o que brilha lhe pareceu delicioso. Só que foram anos de comida fingida, artificial. De manhã à noite foi enchendo o seu estômago com tudo o que vamos atirando para chão da cidade, já cheio, revoltado, aparece-nos hoje para nos devolver, a nós os remetentes, todo este lixo-não digerido e acumulado – num enorme jorro de vómito.

Esta é a história do peixe Re-volta, símbolo do Manifesto Lixo Zero, resultado de um ano de trabalho de sensibilização junto a comunidade da Mouraria, inaugurado no dia 19/09/2019.

Na ótica da Zero Waste Lab, este peixe simboliza a revolta digna de um ser vivo que vem sendo explorado, assim como o seu habitat, ao longo das últimas décadas, num sistema que distanciou o Homem da sua real Natureza e de toda a relação de interdependência inerente.

O Re-volta chegou até o centro de Lisboa para vomitar o que não lhe pertence, mas também para pedir que cada indivíduo passe pelo processo de transformação, de volta à sua origem, numa Reviravolta necessária para a manutenção da Vida de agora e para as próximas gerações.

Fotografias de Pedro Motta