PT

EN

Projeto de Intervenção

Academia Lixo Zero

O Projeto

Considerando as ameaças globais ao ambiente é urgente agir e agir consistentemente, semeando conhecimento, valores e consciência de responsabilidade partilhada no que toca à garantia de qualidade de vida para as gerações vindouras. A Academia convoca todos a assumir uma pegada ecológica positiva no seu percurso pessoal e coletivo e criar pontes de cooperação entre si. Pretende-se implementar e disseminar medidas Lixo Zero, preparando e fomentando a transição da Escola e Comunidade nesse processo.
A Academia Lixo Zero assume -se como um projeto de transformação comunitária com base na educação, tomando como pilar de irradiação de mudança a Escola e os processos pedagógicos nas suas mais variadas formas. Procura valorizar o contacto relacional entre pessoas, desde a educação formal, à troca informal de experiências, ou partilha e aprendizagem no seio da comunidade, família, com vizinhos, entre culturas ou na interação intergeracional. É na partilha e aproximação da comunidade, criando redes de interação colaborativas que se identificam formas de resolução de problemas comuns. Problemas que nos afetam a todos devem ser resolvidos por todos. As ameaças que hoje se nos apresentam como eminentes e de grande impacto negativo para a qualidade de vida são fruto de décadas de desconexão, de exploração e consumo sem qualquer noção de interdependência dos ecossistemas.
Continuação da aposta em soluções Lixo Zero comunitárias de grande impacto na qualidade de vida da comunidade, testadas sectorialmente e com potencial de replicação à escala da cidade.
Este é um projeto promovido pela Zero Waste Lab em parceria com Associação de Pais e Educadores da Escola Maria Barroso e o Agrupamento de Escolas Passos Manuel, com o apoio do Programa BIPZIP da Camara Municipal de Lisboa.

Projecto de Intervenção

Academia Lixo Zero

Parceiros Formais

Projecto de Intervenção

Academia Lixo Zero

Escolas envolvidas

Projeto de Intervenção

Academia Lixo Zero

Atividades de Projeto

Escola Lixo Zero

Desenvolvimento de um plano de ação para a transição sistémica do espaço Escola, com o foco na criação de recomendações coerentes para a diminuição de produção de resíduos, sua gestão eficiente e dos equipamentos de suporte.


Hora Lixo Zero

Serão desenvolvidos conteúdos programáticos Hora Lixo Zero para aplicação em sala de aula, com o objetivo de enraizar o tema da sustentabilidade com consistência e sensibilizar para a sustentabilidade ambiental e qualidade devida no bairro.

O Laboratório Lixo Zero é uma atividade integrada na vertente pedagógica do ACADEMIA LIXO ZERO, com o objetivo de promover a sensibilização ambiental como principal enfoque no ciclo de vida dos materiais/resíduos, nomeadamente o plástico, de forma lúdica e experimental. Foi assim, implementado um espaço físico dedicado à experimentação de práticas Lixo Zero, na Escola EB1 Maria Barroso, em Lisboa.

Neste âmbito, foi também desenvolvido um Guia Pedagógico Lixo Zero, com propostas de Atividades Pedagógicas dirigido a professores, educadores, entre outros, com o objetivo de construirmos juntos caminhos pedagógicos que promovam práticas Lixo Zero no quotidiano dos alunos. Estas atividades podem ser o ponto de partida para a construção de plano pedagógico adaptado ao perfil dos alunos. O acesso ao Guia é gratuito, basta enviar um email para a nossa equipa manifestando o interesse em ter acesso ao referencial em PDF. Enviar email.

Ver Vídeos Hora Lixo Zero
Ver Desafios em Casa


Bairro Lixo Zero

Os verbos Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, serão o mote para o desenvolvimento de várias atividades com a comunidade escolar e do bairro. Pretende-se assim envolver professores, famílias e auxiliares por forma a que os conceitos ultrapassassem os muros das escolas e vertam para o bairro. Serão dinamizados eventos locais no bairro e na escola coorganizados com as famílias e comunidade escolar.

Ver Animação 20 Boas Práticas Lixo Zero em Casa


Workshops Lixo Zero

Realização de Workshops dirigidos a famílias, professores, moradores e visitantes, tendo como base a filosofia Lixo Zero, com vista à promoção da alteração de comportamentos de grupo e individuais, com base em informações e experiências sustentadas, sobre o impacto negativo do excesso de utilização não consciente de plásticos descartáveis nos mais variados níveis.

Ver Vídeos Workshops Lixo Zero


Contágio Zero

Criação de ferramentas de disseminação das atividades desenvolvidas e dinamizadoras dos vários grupos comunitários mobilizados, quer parceiros formais e informais, como outros atores sociais. Compreende desde o desenvolvimento de conteúdos media com alunos, ao desenvolvimento de produtos Lixo Zero com os mais velhos, procurando fortalecer pontos chave de informação e divulgação Lixo Zero.

Ouvir Conversas Não Descartáveis


Semana Lixo Zero

A semana Lixo Zero, será o evento final do projeto. Este pretende ser um momento de participação comunitária, aberta à cidade e a todos que queiram visitar e participar. Durante uma semana, evento celebrado à escala global, a comunidade organiza-se em 5 hotspots pelo bairro, um dedicado a cada R: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Ver Programa