PT

EN

Maio 2020

Texto por Equipa ZWL

Conversas Não Descartáveis

Procurando fortalecer pontos chave de informação e divulgação Lixo Zero, através do desenvolvimento de conteúdos media, e no seguimento da recente adaptação da Academia Lixo Zero ao momento actual, partilhamos convosco o nosso ciclo de Conversas "Não Descartáveis" com várias perspectivas sobre a importância da qualidade ambiental.

1. Conversas Não Descartáveis com alunos do 3ºCiclo
"Testemunhos sobre o ambiente, o lixo e a sustentabilidade do planeta."
Os alunos da Escola Secundária Passos Manuel deram o seu testemunho sobre o que pensam sobre o ambiente, o lixo e a sustentabilidade do planeta.
Em parceria com o Agrupamento de Escolas Passos Manuel e a Associação de Pais e Educadores da Escola Maria Barroso.

2. Conversas Não Descartáveis com Professor Doutor Hermano Carmo
"A importância da literacia ecológica para a construção de uma nova visão sistémica e cultural do mundo."
Diana Brandão conduz a entrevista com Hermano Carmo. Professor catedrático, Doutor em Ciências da Educação, especialista em Organização de Sistemas de Formação (UAb); Agregado em Política e Ação Social (ISCSP-UTL). Leciona nas áreas de Metodologia da Investigação, Política Social, Serviço Social com Grupos e em Comunidades e Educação para a Cidadania. Autor do livro "Educação para a cidadania no século XXI".

3. Conversas Não Descartáveis - LIVE com alunos do 3º Ciclo e do Secundário
"Ambiente e Humanidade"
Conversa com estudantes do 3ºciclo e secundário, que participaram do webinar Conversas Não Descartáveis, focado na visão do futuro que se apresenta como oportunidade.
Com o apoio do professor de cidadania Paulo Vilela e moderação da Beatriz Forjaz.

4. Conversas Não Descartáveis com Susana Lopes da LIPOR
"Importância da literacia ecológica para a construção de uma nova visão sistémica e cultural do mundo"
Mais uma conversa não descartável sobre a importância da literacia ecológica para a construção de uma nova visão sistémica e cultural do mundo. Desta vez Diana Brandão entrevista a engenheira Susana Lopes.
Susana Lopes tem uma vasta experiência nacional e internacional, muito ligada à implementação de recolhas seletivas e valorização de resíduos. A Susana salienta, entre outros aspetos, que o período pós-pandemia poderá trazer uma oportunidade de reforçar determinadas práticas relacionadas com a separação do lixo, associadas a uma maior perceção da população sobre lixo contaminado.
Diana Brandão é engenheira do ambiente e estudante de psicologia. Nos últimos 10 anos trabalhou no domínio do tratamento de águas na Holanda, Brasil e França. Atualmente está ligada a projetos nacionais e internacionais nas áreas da inovação e sustentabilidade, atuando também na área da psicologia.