PT

EN

Junho 2020

Texto por Sara Morais Pinto, membro ZWL

Consultórios – Proteção Individual COVID-19

Face à pandemia COVID 19, voltar ao atendimento presencial de acompanhamento individual de muitos profissionais na área da saúde mental, terapias diversas, de consultórios de advocacia, entre outros, foi necessário repensar a forma de garantir confiança, segurança e proteção da saúde, tanto dos profissionais como dos seus clientes. Observámos, em algumas situações, uma corrida a soluções rápidas e descartáveis no que toca à proteção individual e personalizada. Neste sentido, acreditamos que as recomendações sobre os materiais de proteção individual possam ser o ajuste responsável e adequado à sua prática profissional, refletindo-se num menor impacto negativo para todo o ecossistema, do qual somos todos inteiramente dependentes.

Não descurando do enquadramento legal exigido pela Direção Geral de Saúde sob esta matéria, a Zero Waste Lab emite algumas recomendações para prevenção COVID-19, que consideramos simples, práticas e eficientes, no contexto de atendimento individualizado e presencial.

GEL DESINFETANTE: Não opte por toalhetes ou pequenas garrafas de uso único e descartável
# Opte pelo fornecimento de gel desinfetante de mãos em maiores quantidades, de modo a reencher dispensadores.
# Coordene com fornecedor a devolução de embalagens maiores aquando da troca por nova, incentivando também a sua reutilização.
# Produza o seu próprio gel desinfetante. É seguro, fácil e económico.
# Disponibilize um dispensador na entrada.

PROTEÇÃO DO CALÇADO: Não opte por proteções de plástico descartáveis para cobrir as solas de sapatos. Caso haja desconforto em pedir ao cliente para ficar descalço e deixar os sapatos à entrada, recomendamos as seguintes opções:
# Opte por coberturas em tecido laváveis e reutilizáveis, entregues a cada cliente;
# Coloque um tapete embebido em solução desinfetante, na zona de entrada – pode fazer a sua própria solução.

MÁSCARAS SOCIAIS: Não opte pelas máscaras cirúrgicas descartáveis, exigidas em unidades hospitalares e de saúde. Nos casos em que não é exigível o uso da máscara cirúrgica, as máscaras sociais cumprem a finalidade, articulando sempre com a lavagem frequente das mãos e os devidos cuidados de distanciamento físico.
# Utilize e disponibilize máscaras sociais de tecido reutilizáveis.
# A Zero Waste Lab recomenda as Máscaras Sociais Boo The Bug.*

LAVAGEM DAS MÃOS: Não descure os cuidados ambientais, nomeadamente o uso eficiente da água e produtos químicos nocivos para o ambiente
# Deve focar-se em alertar para a higienização das mãos no mínimo por 20 segundos. Atente à quantidade de água desperdiçada enquanto lava as mãos, fechando a torneira sempre que possível.
# Com um pequeno gesto de cada um, será mais fácil garantir a disponibilização.
de água potável a todos, agora e no futuro.

PROTEÇÕES DE APOIO EM CADEIRAS E DIVÃS: Não opte por toalhitas descartáveis de tecidos plásticos
# Utilize e disponibilize toalhitas de tecido que pode trocar a cada utilização e lavar para reutilização.
# Se optar por uma opção descartável, escolha as toalhitas de papel, biodegradáveis e de menor impacto ambiental.

CUIDADOS NA GESTÃO DE RESIDUOS: Não é necessário deixar de reciclar
# Deve continuar a separar os seus resíduos e encaminhá-los para reciclagem.
# Para o lixo indiferenciado, só devem ser encaminhados os resíduos que não podem de todo ser reutilizados ou reciclados. Pense duas vezes antes de o usar. Este é o lixo que causará maior impacto no nosso ecossistema, com destino de aterro ou incineração. Deve usar um contentor fechado.

Neste período de crise, que apela à organização e cooperação de todos, à boa gestão de recursos e que devolve, muito claramente, o impacto que o gesto de cada um tem no bem estar do coletivo, sentimos que os valores, até agora trazidos à discussão pública pelas ONG´s – preservação do ecossistema, interdependência entre espécies, gestão eficiente de recursos são agora não só tema de conversa pública, como uma exigência necessária à manutenção da qualidade de vida e da saúde. Esta trágica situação, revela-se por isso, uma janela de oportunidade para divulgar estes conceitos e práticas e influenciar outras esferas que, aparentemente distanciadas, estão intimamente conectadas com o bem-estar e qualidade de vida global - a saúde, a qualidade ambiental, a segurança alimentar e económica, a justiça social, o acesso à cultura, entre tantas outras. A Zero Waste Lab convida, e está disponível para acompanhar, à reflexão e tomada de posição neste período difícil, mas de oportunidade à transição para uma ética ambiental e de saúde global.

Artigo completo aqui.

Imagem por Alana Naylor, submetida ao abrigo de "United Nations Global Call Out To Creatives to help stop the spread of COVID-19"