PT

EN

Capacitação e participação ativa

Plataforma Liga-Ação  

Liga-Ação Rumo ao Desperdício Zero é uma rede digital para capacitar e reunir a sociedade civil orientada para um ativismo concreto e concertado, contando com o apoio do EEA Grants, Fundações Calouste Gulbenkian e Bissaya-Barreto.

Repensar e reciclar brinquedos

Sensibilização e novos sistemas

Projeto REPLAY

O projeto REPLAY, promovido pelo Zero Waste Lab e pelo Precious Plastic Portugal com o apoio financeiro do Novo Banco, implementou a primeira rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, e a sua transformação em novos objetos úteis. Vencedor do Prémio Nova Bauhaus Europeia 2022. 

Metodologia para planos Lixo Zero

Capacitação comunitária

Movimento Impacto em Cadeia 

São exemplos os projetos LISBOA LIXO ZERO e os "Retratos da Cidade" , co-criação de dois planos de impacto lixo zero em parceria com a Eco-Estilistas e a Fundação Gonçalo Silveira e a dinamização de 18 oficinas para a capacitação das comunidades locais para o lixo zero, zero desperdício e poupança de recursos.

Ações de sensibilização e
limpeza na praia

Projetos educativos
Ações corporativas
Iniciativas voluntárias

Plastic Sun Days

São exemplos o projeto educativo da LisbonWeek (2017) em 13 escolas, e o projeto educativo da Liga Meo Surf (2018 e 2019), assim como inúmeras ações corporativas e iniciativas voluntárias tais como o World Clean Up Day. 

Ações de sensibilização
e limpeza na malha urbana

Ações corporativas
Iniciativas voluntárias

Enche o Saco

São exemplos os projetos educativos desenvolvidos para o Lixo Zero Mouraria e a Junta de Freguesia de Belém, as ações corporativas desenvolvidas para a Grace, Deloitte, Wall Street English, e várias iniciativas voluntárias Jardins Abertos, Perímetro Efêmero e Lixo Zero Mouraria.

Encontros

Ciclo Zero Waste
Palestras
Fóruns Comunitários

Deita Cá Pra Fora

São exemplos o Ciclo Zero Waste, as Palestras na Websummit, BoomFestival, ESI-London, AESE, Univ. Porto, AGEAS, 7SeasSummit, Deloitte, Unilever; e os Fóruns comunitários feitos para o Lixo Zero Mouraria e outras iniciativas comunitárias. 

Workshops

Workshops práticos
sobre Lixo Zero

Põe a Mão na Massa

Sessões focadas nas várias técnicas para reduzir desperdício e produção de resíduos na vida quotidiana (Vida Lixo Zero - em casa e no trabalho, Compras, Cozinha, WC, etc).
São exemplos o Lixo Zero Mouraria, Dia Grande Esporão, Lix Pic/ Pic Lix, Festival Pequeno Buda, Jardins Abertos e Plataforma de Ciência Viva.

Instalação

Upcycling
Economia Circular

Plastic0circular

Esta instalação permite experimentar a lógica da economia circular de forma manual e participativa : triturando plástico e transformando-o em novos objetos. 
São exemplos as demonstrações feitas para Being Gathering (ver video), Boom Festival, Fruta Feia, Estrela Circular, Greenfest, Costas da Cidade, Lab Aberto Torres Vedras, Deloitte.

Projetos de Intervenção

Comunidades locais

Lixo Zero Comunitário

Projetos criativos de intervenção comunitária, mobilizando conhecimento e ação de forma integrada e customizada às necessidades de cada geografia e comunidade humana. 
São exemplos os projetos Replay, Movimento de Impacto em Cadeia, Academia Lixo Zero, Beata é Plástico, Lixo Zero Mouraria (BipZip) e o Boom Karuna Project São Tomé (Boom Festival em S. Tomé).

Cursos e formações

Capacitação
e empoderamento
de agentes de mudança

Cultiva e Acrescenta

Cursos Sustentabilidade em Eventos (Brasil) e Sustentabilidade em Eventos (Portugal). Formação de Professores em Pedagogia Lixo Zero (Academia Lixo Zero)