PT

EN

Manifesto
ZWL

O Zero Waste Lab é uma Associação sem fins lucrativos, nascida em 2017, da vontade de criar um Hub e um Laboratório que colaborem, de forma a mobilizar a sociedade para uma mudança de comportamento na criação e gestão de resíduos, envolvendo ativamente pessoas na pesquisa e teste de novas formas de intervir sobre resíduos, acessíveis a todos.
Acreditamos que cada um de nós pode fazer a diferença na transição para um futuro sem lixo. Como nos podemos orgulhar da herança que deixarmos para as futuras gerações? Vamos unir a nossa criatividade e assumir o compromisso! O ciclo de vida dos materiais pode mudar se todos agirmos agora e assumirmos a nossa parte da responsabilidade partilhada.


Primeiro passo: entender o sistema e projetar a intenção!
Hoje em dia somos encorajados a consumir, a produzir resíduos e a pagar a alguém para os limpar. Embora o lixo crie empregos, o sistema atual não acrescenta valor ao nosso futuro, pois o ciclo de vida dos materiais é ineficaz a vários níveis: os materiais vão-se degradando, a água é desperdiçada e contaminada, o ar está a ser poluído. Queremos contribuir para a criação de um sistema que abra caminho para um futuro onde não haja resíduos e onde toda a vida possa prosperar. Consegue imaginá-lo?


Segundo passo: assumir o compromisso e a mudança!
As boas práticas estão a florescer — sejam as limpezas de praia, a redução do consumo de plástico, os projetos de economia circular —, o que importa é agir de acordo com a nossa consciência e implementá-las o melhor possível na nossa vida diária, pessoal e profissional. Depois, continuar a elevar os objetivos, com coragem e orgulho pelas conquistas. O mais provável é inspirarmos tantos outros ao longo do caminho, liderando pelo bom exemplo.


Terceiro passo: juntar-se a uma rede zero desperdício!
Há cada vez mais redes a aparecer — algumas focam-se nas organizações, outras nos indivíduos, outras em legislação. Encontre uma rede alinhada com os seus valores, e junte-se hoje. É fundamental unirmos as nossas mentes criativas, os nossos corações motivados e as nossas mãos trabalhadoras para impulsionar a mudança. E lembrarmo-nos sempre que não se trata de ganhar uma batalha, mas de juntos criarmos um futuro onde a vida se possa manifestar em toda a sua beleza, por muitas gerações.

Equipa
Executiva

Zewalaber

Cristina Sousa

#projetoscomunitários
#projetospiloto
#parcerias


cristina@zerowastelab.pt

Zewalaber

Sara Morais Pinto

#projetoscomunitários
#consultoria
#media


sara@zerowastelab.pt

Zewalaber

Ana Salcedo

#conversasepalestras
#novasoportunidades
#projetoseducativos


ana@zerowastelab.pt

Zewalaber

Débora de Sá Miranda

#envolve-te
#marketingecomunicação
#ponteserepresentação


debora@zerowastelab.pt

Zewalaber

Rosário Lago

#porto
#açõesdesensibilização
#eventos


rosario@zerowastelab.pt

Zewalaber

Inez Aires

#consultoria
#formações
#especializaçãoambiental


inez@zerowastelab.pt

Orgãos
Sociais

Presidente da Direção/ Project Initiator @ Thnk

Miguel Moreira

Profissional de tecnologia apaixonado pela forma como a ciência e as habilidades humanas podem ser melhor utilizadas para o progresso dos negócios e da sociedade. Vindo do mundo corporativo, trabalha como consultor independente e empreendedor, principalmente no campo da educação digital.

Vice-Presidente da Direção

Rosário Lago

Um forte sentido prático e de serviço orientam-na para diferentes plataformas de consciência ambiental, transformando-a numa cidadã ativa e ativista. Cuidadora, ajuda a criar as condições e facilita o florescimento dos próximos.

Secretário da Direção

Cristina Sousa

Engenheira Florestal, desde sempre apaixonada pela natureza, trabalhou em gestão de recursos naturais e desenvolvimento rural. No entanto, é no desenho e implementação de projetos que se sente realizada, dando forma às várias áreas de motivação, meio ambiente, causas sociais, cultura e criatividade.

Tesoureiro

Sara Morais Pinto

Apaixonada por provocar a participação cívica e crítica em torno de causas de justiça social, cultural e ambiental. Empreendedora, especialista em redes colaborativas, desbravadora de fontes de financiamento para a sustentabilidade das organizações.

Vogal da Direção/ Chief Manifestor

Ana Salcedo

Facilitadora, concretizadora, impulsionadora, espírito criativo. Construtora de pontes possíveis e improváveis, entusiasta da colaboração criativa, da transformação corajosa e responsável, da elevação do potencial humano à vibração harmónica do planeta. Guardiã da Magia, ao serviço da Vida.

Presidente da Mesa de Assembleia

Livia Tirone

Inovadora, pioneira, arquiteta, promotora, consultora, moderadora, escritora, editora - mãe de dois filhos - explorando uma vida plena, divertida e saudável. Acredita na aprendizagem contínua e manifesta a sua paixão e propósito.

Vice-Presidente da Mesa Assembleia

Patricia Filipe

Exploradora do conhecimento e da criatividade combinatória. Comunicadora nata. Storyteller impulsiva. Apesar de ser gestora de marketing e comunicação, será sempre bióloga de coração. Fascinada pelo mar e pela divulgação dos oceanos, investe em tornar a ciência ambiental interessante e compreensível por todos.

Secretária da Mesa da Assembleia

Inez Aires

Yogini de corpo e alma, coleciona capacidades. Exploradora do espaço e tempo, manifesta os seus sonhos em realidade. É full time amante da natureza. Engenheira do ambiente, interior e exterior.

Presidente do Conselho Fiscal

José Vale

 

Relator do Conselho Fiscal

Pedro Mendes Ferreira

Advogado, pós-graduação em Direito Penal Económico, busca, de forma pedagógica e construtiva, fazer parte de alternativas de defesa do meio ambiente e das gerações futuras, com respeito pelos Direitos Humanos, contra práticas mais poluentes.

Secretário do Conselho Fiscal

Ben Tirone Nunes

Tendo estudado economia e gestão ambiental, o foco em resíduos e ciclos de vida materiais é central para os interesses e a ação de Ben, permitindo-lhe colaborar na criação do futuro que visualiza.

Nossa
Árvore

O Zero Waste Lab acredita que os seus parceiros e clientes são muito mais que apenas isso, são os seus alicerces, no suporte e apoio que forneceram e ainda fornecem. Se o ZWL for uma árvore, estes serão a sua raíz, tronco, ramos e folhas.

Tronco

 

São os clientes com quem trabalhamos na base da colaboração construtiva, da confiança mútua, trabalhando juntos em projetos de ativação e execução de ideias. E são os nossos associados, que permitem a solidez e sustentabilidade da Associação.

 

 

 

Associação Idanha Culta
Associação Nacional de Surfistas
Boom Festival
Deloitte
Esporão
Grace
Greenfest
Impacteam
J. F. de Belém - Jardins Abertos
J. F. da Estrela - Estrela Circular
Lab Aberto Torres Vedras
Lisbon Week
Wall Street English

 

 

Raízes

 

São os que apostaram de início no Zero Waste Lab e estão na génese da nossa existência.

 

 

 

Circular Economy Portugal
CML - Centro Inovação da Mouraria
FABLAB Lisboa
Rebundance
THNK Lisbon