PT

EN

Novembro 2020

Texto por Equipa ZWL

Nova parceria: Uma conta com gestos que contam

A partir de Novembro de 2020, com a abertura de uma nova conta Novo Banco 100%, os clientes poderão escolher um de três projetos a apoiar, e o Zero Waste Lab promove um deles — o novo Projeto REPLAY que irá repensar o universo dos brinquedos e testar um circuito para a reciclagem criativa de brinquedos em parceria com a Precious Plastic Portugal!

O Novo Banco estabeleceu parceria com 3 projetos de 3 Associações:

- um de carácter social, o Projeto Semear da Associação BIPP - Inclusão para a Deficiência
- um ambiental, o Projeto Replay da Zero Waste Lab
- e outro de âmbito cultural e social, o Projeto Este Espaço que Habito, do Movimento de Expressão Fotográfica

Podem ler mais sobre esta iniciativa e sobre os três projetos aqui.

Estamos muito felizes com esta parceria e com a possibilidade de alavancar um projeto que consideramos muito importante e transformador! Agradecemos ao Novo Banco e a todos os futuros clientes pelo apoio e confiança!

Sobre o REPLAY, que logo mais terá site dedicado:

ZERO WASTE LAB
PROJETO REPLAY
RECICLAGEM CRIATIVA DE BRINQUEDOS


ZERO WASTE LAB é uma organização sem fins lucrativos de ambiente, com a missão de promover o conceito Lixo Zero e contribuir construtivamente na transição para um futuro sem lixo, de regeneração humana e ambiental.

O projeto REPLAY - Reciclagem Criativa de Brinquedos, promove a circularidade do plástico e dos outros materiais existentes nos brinquedos, abordando a temática dos brinquedos de forma holística, investigativa e experimental.

Idealizado em parceria com o OpoLab - dinamizador da comunidade Precious Plastic Portugal, conta com vasta rede de parceiros e exprime o poder da colaboração e da complementaridade na resolução de problemas que nos tocam a todos.

O PROBLEMA

Anualmente, em Portugal, são colocadas em aterro cerca de 30 milhões de unidades de brinquedos com componentes de plástico.
No atual sistema de gestão de resíduos, não há destino adequado para brinquedos, acabando maioritariamente em aterro.
A qualidade dos materiais dos brinquedos está no topo da lista de queixas de cidadãos europeus em questões de toxicidade.

UMA SOLUÇÃO

Mobilizar uma rede de recolha de brinquedos, apoiada pelos cidadãos, com devida monitorização ao longo do processo.
Testar, em parceria a Precious Plastic Portugal - um projeto OpoLab, a criação de um circuito de reciclagem de brinquedos em 5 municípios do país, recorrendo às comunidades criativas Precious Plastic para o upcycling do plástico.
Desenvolver novos objetos úteis a partir dos brinquedos, criando pontes entre comunidade, escolas, universidades e centros tecnológicos.
Dinamizar a discussão pública sobre a qualidade dos brinquedos e a qualidade do brincar.

OBJETIVOS

Dinamizar uma campanha de recolha de brinquedos, com rede de pontos de entrega no Porto, Figueira de Castelo Rodrigo, Évora, Cascais e Lisboa.
Sensibilizar e capacitar as famílias para a literacia de materiais, questões de toxicidade e consumo consciente.
Viabilizar a reciclagem criativa de brinquedos em novas peças úteis, a partir de brinquedos em fim de vida.
Criar uma unidade de recolha para colocação em parques infantis, que promova a troca de brinquedos em bom estado nas comunidades.
Debates públicos sobre responsabilidade alargada no fluxo de brinquedos.
Produção de documentário.

O projeto piloto REPLAY irá assim criar os alicerces para o desenvolvimento de um sistema nacional de reciclagem dos brinquedos em fim de vida, orientado pelos objetivos da economia circular através dos 3 eixos seguintes:

1 - Aumentar a consciência ambiental e a co-criação de soluções inovadoras para redução do desperdício, incentivando o trabalho em rede e mobilizando os diversos membros da sociedade civil - famílias, associações, estudantes, empresas, criativos, comunidade científica, municípios.

2 - Reavaliar o ciclo de vida dos brinquedos ao nível sistémico, em relação aos 4Rs da sustentabilidade, nomeadamente: Repensar, Reduzir, Reutilizar/Reparar e Reciclar.

3 - Criar soluções tecnológicas sustentáveis para a transformação criativa do plástico dos brinquedos, incentivando a complementaridade e coordenação entre as diversas soluções.