PT

EN

Dezembro 2021

Texto por Equipa ZWL

ESCOLA A COMPOSTAR

A Zero Waste Lab uniu-se à empresa de compostagem Mudatuga e às Hortas Lx, que se dedicam à permacultura e agricultura biológica, para criar a primeira escola de compostagem gratuita e acessível a todos os que queiram participar. “Esta será uma ação em grande escala para impulsionar o movimento da compostagem em Portugal. O objetivo é ensinar diferentes métodos de valorização de biorresíduos e mostrar que qualquer resíduo pode ser compostado - mesmo os cozinhados. É apenas uma questão de se utilizar o método adequado para cada tipo de resíduo orgânico”, afirma Carolina Bianchi, co-fundadora da Mudatuga.

Com o apoio do Fundo Ambiental no âmbito do Programa “Apoiar uma nova cultura ambiental – Produção e Consumo Sustentáveis”, o projecto foca-se em conectar gerações de todo o país, apelando à ação de cada um por todos nós. Também se pretende criar um movimento sobre a compostagem nas redes sociais através do hashtag #escolaacompostar.

APRENDE A COMPOSTAR EM QUALQUER LUGAR!

O curso contém ensinamentos práticos que vão muito além da tradicional da compostagem em jardim, para disseminar formas mais compactas, ideais para apartamentos, incluindo o método japonês Bokashi. As turmas foram semanais e cada uma teve um total de quatro aulas virtuais sobre o Lixo Zero e diferentes métodos de compostagem, além de uma aula presencial no final, sobre as hortas em casa, garantindo que seja possível motivar os alunos a fechar o ciclo. “Queremos mostrar que é possível criar uma horta em qualquer lugar”, defende André Maciel, criador do projeto PURISIMPL e Hortas Lx. Depois das aulas, a equipa mantém o acompanhamento e monitorização da compostagem doméstica através da plataforma online, onde também estão disponíveis manuais e as gravações das aulas, assim como um fórum de discussão para que os participantes troquem experiências. “Acreditamos que o mais importante é criar impacto em cadeia, e portanto queremos que as pessoas possam se tornar multiplicadoras da compostagem depois deste curso”, diz Maria Cristina Sousa, da Zero Waste Lab.

A REVOLUÇÃO DA COMPOSTAGEM CONTINUA - PARTICIPE!

O primeiro ciclo de curso contou com mais de 1000 participantes. Devido ao seu sucesso, foi lançada uma campanha de crowdfunding para permitir realizar mais sessões práticas em outras cidades do país ! “Muitas pessoas que estão a participar das sessões online pediram-nos que fôssemos a mais cidades para as sessões práticas. Porém, o nosso orçamento não chega para isso, portanto precisamos da ajuda de toda a gente para divulgar e apoiar a expansão da nossa Escola a Compostar”, comenta Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab. Recebemos um apoio incrível de pessoas de todo o país, o que nos permite agora alargar o alcance da Escola. “O mais importante para nós é conseguir alcançar o maior número de pessoas possível e criar uma revolução da compostagem em Portugal”, acrescenta Luana Garcia, co-fundadora da Mudatuga.

As inscrições para o segundo ciclo de curso irão ser abertas em breve, e poderão ser feitas através do site www.escolaacompostar.pt/.

Muito obrigada pelo teu apoio! Acreditamos na força da rede!