PT

EN

MARÇO, MÊS DO GRANEL

31 dias para informar e sensibilizar sobre a importância do consumo a granel e para apoiar o setor

MARÇO, MÊS DO GRANEL

"Março, o mês do granel" é uma iniciativa da Réseau Vrac (associação profissional internacional criada em 2016, com base em França, inteiramente dedicada ao fortalecimento do granel), para apoiar todos os intervenientes do setor (retalhistas a granel, lojas de produtos biológicos, fabricantes de produtos a granel…) e sensibilizar o maior número possível de pessoas para a importância do granel.

Assim, em março, de 1 a 31, é O MÊS DO GRANEL em França, com Portugal a juntar-se a essa celebração e ação pública pela primeira vez, através da plataforma Liga-Ação, unindo consumidores, distribuidores, ativistas, associações ambientalistas em torno desta causa - e  contando com o apoio de outras entidades -(ZERO, DECO, Comissão Europeia, entre outros). Ao longo do mês, o granel estará no centro de uma campanha de comunicação completa (impressa, digital e eventos), com o objetivo de aumentar a sensibilização dos consumidores para os benefícios ambientais e económicos deste método de consumo.

Através de degustações, demonstrações, oficinas, conversas com produtores e ações educativas, o MARÇO, MÊS DO GRANEL incluirá uma programação variada e muito rica, pode ser consultada na página da PEGGADA. Nas redes sociais (Facebook e Instagram) dos vários projetos aderentes da campanha, os cidadãos descobrirão diariamente conteúdos informativos e originais sobre o granel, através de questionários lúdicos, destaques de produtos e de fornecedores, ou passatempos. 

Numa altura crítica de incerteza para a sociedade em geral e para este setor em particular, esta é uma oportunidade única para mobilizar as pessoas para esta causa e unir o setor, dando destaque, em todo o país, aos projetos que diariamente lutam para fazer do granel uma realidade acessível e cada vez mais presente no dia a dia como ferramenta de ação climática, ao serviço da consecução do ODS 12, consumo e produção responsável.

Para participar na campanha, segue-nos em Liga-Ação- rumo ao desperdício zero no espaço dedicado à mesma em “Março, Mês do Granel”, lá poderás encontrar toda a informação útil, e no instagram @liga.acao.

*A plataforma de trabalho em rede “Liga-Ação- rumo ao desperdício zero”, é um projeto financiado pelo EAA GRANTS,promovido pelo consórcio inicial da Zero Waste Lab, Circular Economy Portugal, Maria Granel e FOE Norway-Permitiu nomeadamente centralizar e sistematizar as ações do grupo de trabalho nacional do sector do granel, potenciando a co-criação de uma grande campanha de sensibilização - O MÊS DO GRANEL -  para a democratização do granel em Portugal.