PT

EN

Zero Waste Urban Parks

 

Zero Waste Urban Parks

 

A má gestão de resíduos é um grande problema em toda a Europa, também em espaços verdes. Diferentes países utilizam quantidades variáveis de recursos e energia para enfrentar o problema, mas ainda temos muito a fazer. Com uma parceria de quatro países europeus, queremos tornar os nossos parques livres de lixo. O nosso sonho? Não só reduzir o desperdício, mas também eliminá-lo, encorajando práticas sustentáveis.

Objetivos do Projeto

Ao implementar este projeto, pretendemos aumentar as competências das organizações parceiras e dos funcionários dos parques em como permitir uma mudança comportamental e aumentar a consciência dos visitantes. Para tal, iremos criar um manual com ideias e boas práticas sobre como gerir o lixo nos parques.

Implementação

Iremos organizar quatro formações internacionais para parceiros do projetos e organizar eventos locais em cada país. Também visitaremos diferentes parques e analisaremos e melhoraremos a sua gestão de resíduos. Juntos, escreveremos um manual intitulado "ZERO WASTE URBAN PARKS", destinado a gestores de parques de outros espaços verdes europeus para melhorar a sua gestão de resíduos e tornar os parques mais sustentáveis.

Resultados Esperados

O projecto transformará as organizações parceiras em especialistas de sucesso em espaços verdes urbanos de zero desperdício. Poderão ensinar outros e ser embaixadores nas suas redes internacionais e nacionais. Aspiramos a parques e cidades europeias mais limpas!

Grupos-alvo:

- Trabalhadores do parque: que têm contacto diário com os utilizadores do parque e podem contribuir como especialistas em resíduos;
- Voluntários do parque: que atuarão como embaixadores do projeto;
- ONG: que participam na implementação do projeto;
- Todos os utilizadores dos espaços verdes;
- Outros parques europeus que desejem implementar o projeto de resíduos zero no seu município;
- Outras organizações europeias que lidam com questões ambientais e/ou educação.


Parceiros do projeto

- Provícia da Antuérpia – Vrijbroekpark - Mechelen, Bélgica (Coordenador)
- Zero Waste Lab – Lisboa, Portugal
- Assembleia de Cooperação para a Paz - Seville, Spain
- Ekopotencjał – Breslávia, Polónia
- Mooimakers – Bruxelas, Bélgica
- Parque Alamillo - Sevilha, Spain
- Parque Grabiszyński – Breslávia, Polónia
Instituto Superior de Agronomia - Lisboa, Portugal

Contactos:

Bélgica - vrijbroekparkmechelen@gmail.com
Espanha - sevilla@acpp.com
Portugal - hello@zerowastelab.pt
Polónia - d.lukasinska@ekopotencjal.pl