PT

EN

Setembro 2019

Texto por Equipa Zero Waste Lab

Manifesto Lixo Zero - "Re-volta"

As sarjetas de Lisboa não recebem apenas águas pluviais , mas também muito lixo de reduzida dimensão, como pequenos plásticos e beatas de cigarros que não se conseguem filtrar e acabam por ser lançados diretamente no mar.

Pois essa é a razão deste peixe, já saturado e enjoado, nos aparecer de repente num alçapão de esgoto, mesmo aqui no centro de Lisboa! Sente-se enganado, à vista desarmada tudo o que brilha lhe pareceu delicioso. Só que foram anos de comida fingida, artificial. De manhã à noite foi enchendo o seu estômago com tudo o que vamos atirando para chão da cidade, já cheio, revoltado, aparece-nos hoje para nos devolver, a nós os remetentes, todo este lixo-não digerido e acumulado – num enorme jorro de vómito.

Esta é a história do peixe Re-volta, símbolo do Manifesto Lixo Zero, resultado de um ano de trabalho de sensibilização junto a comunidade da Mouraria, inaugurado no dia 19/09/2019.

Na ótica da Zero Waste Lab, este peixe simboliza a revolta digna de um ser vivo que vem sendo explorado, assim como o seu habitat, ao longo das últimas décadas, num sistema que distanciou o Homem da sua real Natureza e de toda a relação de interdependência inerente.

O Re-volta chegou até o centro de Lisboa para vomitar o que não lhe pertence, mas também para pedir que cada indivíduo passe pelo processo de transformação, de volta à sua origem, numa Reviravolta necessária para a manutenção da Vida de agora e para as próximas gerações.


Reportagens sobre a inauguração:

Público
Time Out
Observador
NIT
Sapo
Noticias ao Minuto
Impala
Jet 7
Maxima
JF Santa Maria Maior - Revista 23/ noticias
Público
The World News

Fotografias de Pedro Motta