PT

EN
 
 

Arte Urbana, Diálogo com Cidadãos

Beata é Plástico

O Projeto

As beatas de cigarros é o item mais encontrado nos oceanos em todo o mundo e um dos mais perigosos para a terra durante o seu processo de decomposição. Uma beata contém várias substâncias tóxicas e o filtro contém plástico e, por isso, a sua degradação é extremamente lenta, chegando a demorar mais de 10 anos.

As estimativas dizem-nos que chegam ao chão 7000 beatas por minuto, num total aproximado de 10 milhões por dia somente em Portugal. O número de cigarros consumidos no país é de 10 mil milhões por ano. Cada beata de cigarro que não é corretamente jogada fora, acaba por desencadear um ciclo de contaminação do solo e da água, pondo em risco todos os organismos que deles dependem.

Estudos de comportamento dizem-nos que parte dos fumadores atira a beata ao chão de forma inconsciente porque não a identifica como lixo e por não ter consciência dos seus impactos. Por esta razão, a Zero Waste Lab,, juntamente com o Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, criaram uma campanha de sensibilização para combater e mitigar a poluição causada pelas beatas: Beata é plástico.

Convidamos 4 coletivos de artistas e criativos a deixarem sua marca no mobiliário urbano da cidade, alertando os fumadores e a população em geral para a correta deposição de resíduos, particularmente as pontas de cigarro em papeleiras de rua.

Através da arte e da criatividade, queremos passar a mensagem que uma pequena mudança de comportamento, pode contribuir para uma enorme melhoria no ambiente.

Beata no chão, não. Beata é plastico.

Arte Urbana, Diálogo com Cidadãos

Beata é Plástico

Coletivos

Atelier 3

“Desenvolvemos oficinas e projetos para crianças, jovens, adultos e famílias através de um conjunto de saberes e metodologias focadas em: Storytelling, Criatividade e Sustentabilidade, apoiadas por uma equipa de facilitadores multidisplinar.”

Mais informação aqui.
Papeleiras "Beata é Plástico" pelo Atelier 3 aqui.

Casa da Semente (Seed House)

"Casa da Semente, um canteiro de artistas emergentes que oferece uma plataforma para crescer por meio de exposições, residências, workshops, projetos culturais, palestras, exibições e outros."

Mais informação aqui.
Papeleiras "Beata é Plástico" pela Casa da Semente aqui.

Geridade

"Uma resposta de assistência a idosos, que promove o desenvolvimento emocional, físico e social dos seus residentes. Através do afeto e respeito pela história de vida de cada um, potencia a sua unicidade enquanto pessoas e promove a sua ligação e à sociedade."

Mais informação aqui.
Papeleiras "Beata é Plástico" pela Geridade aqui.

Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão

"Integrado na vertente de artes, alunas do 12ºano, apresentam-se como as Picassas, e acreditam que pela arte se comunica valores e influenciam culturas."

Papeleiras "Beata é Plástico" pela Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão aqui.

Arte Urbana, Diálogo com Cidadãos

Beata é Plástico

Parceiros

Espaço Europa

"O Espaço Público Europeu, conhecido como Espaço Europa, foi instituído em 2008 por iniciativa conjunta da Representação da Comissão Europeia e do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal.
É um serviço orientado para o cidadão que promove o conhecimento e o debate dos temas da União Europeia, contribuindo para o exercício de uma cidadania ativa. Informa os cidadãos (presencialmente, através do telefone e email), promove e acolhe debates, fóruns, conferências, ações de formação e eventos culturais. É, também, um espaço de animação pedagógica que recebe escolas de todo o país e dos diferentes níveis de ensino e organiza e dinamiza concursos e outras atividades educativas sobre a União Europeia."

Mais informação aqui.

Representação da Comissão Europeia

"A Presença da UE em Portugal.
Bandeira da União Europeia EU. Aqueles que consideram que as instituições europeias têm a sua sede só em Bruxelas e fora da vida quotidiana das pessoas, estão errados. Os Estados-Membros acolhem muitos organismos da União Europeia."

Mais informação aqui.

Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal

"Tem como principal função informar os cidadãos acerca das atividades do Parlamento Europeu e dos seus membros, facilitando os contactos entre os cidadãos e os Eurodeputados."

Mais informação aqui.