PT

EN

Projeto de Intervenção

Movimento de Impacto em Cadeia

O Projeto

Hoje em dia, o nosso bem-estar e prosperidade, e a das gerações futuras, não pode ser pensada isoladamente da saúde do ambiente e dos ecossistemas, dos quais todos nós dependemos. Portanto, face à crise ecológica, social e sanitária que vivemos, torna-se urgente harmonizar e equilibrar as necessidades sociais e económicas das comunidades locais com as capacidades reais do ambiente. Neste longo caminho de transformação dos nossos sistemas de produção e consumo, que ainda temos de percorrer até a transformação regenerativa das nossas sociedades, cada pequeno passo conta. Em áreas urbanas, caracterizadas em particular por uma elevada densidade populacional, poluição e maiores desigualdades socioeconómicas, parece essencial impulsionar novas linhas de ação sustentáveis, capazes de garantir a resiliência local e a preservação dos bens comuns.

O Movimento de Impacto em Cadeia, pretende assim contribuir para uma nova Cultura local de Gestão de Recursos Naturais e Materiais capaz de garantir o bem estar das comunidades e dos seus ecossistemas.

Em 2021, em rede com um conjunto de parceiros associativos de ação local, sediados e activos nos territórios de Marvila, Ajuda, Alfama e PRODAC, o MIC estimulou uma cadeia ativa de soluções alternativas Lixo Zero na cidade de Lisboa, permitindo o bem-estar, saúde e poupança:

- Diagnóstico dos processos internos de gestão dos recursos financeiros e materiais de duas associações locais e parceiras, apoiadas pelo BIPZIP - os Eco-estilistas em Marvila, e a Fundação Gonçalo Silveira na Alta de Lisboa - com co-criação de dois Planos de Impacto Lixo Zero adaptados às realidades associativas, como ferramentas estratégicas que visam reduzir a produção de resíduos e desperdício, aumentando ao mesmo tempo o impacto directo de cada euro investido na qualidade de vida das comunidades.

- Mapeamento participativo dos recursos de impacto ambiental nas 4 geografias do projeto com indicadores de sustentabilidade, ambiente e recursos de benefício direto e qualidade de vida para a comunidade. Produção do mapa LISBOA LIXO ZERO para a divulgação dos bens, serviços, espaços, equipamentos e infraestruturas da cidade, que promovam o bem-estar comunitário e a sustentabilidade no bairro - vizinhança - comunidade em que se inserem : lojas a granel e de segunda mão, serviços de manutenção e reparação, mercearia e mercados de produtos locais e orgânicos, etc.

- Dinamização de 18 oficinas práticas para a democratização de alternativas de lixo zero, zero desperdício, geradoras de poupança econômica e ambiental, permitindo a capacitação das comunidades locais - moradores, líderes locais e associativos.

- Produção da exposição fotográfica “Retratos da Cidade” itinerante sobre o bem-estar comunitário e a sustentabilidade nos bairros da cidade.

- Criação de um Observatório Lixo Zero de base local – resultado do projeto para garantir a sustentabilidade e disseminação de boas práticas para outros territórios.

O MIC é um projeto promovido pela Zero Waste Lab em parceria com o movimento Zero Waste Youth Portugal, a Junta de Freguesia de São Vicente, a 4Change, a Fundação Gonçalo da Silveira e o Movimento de Expressão Fotográfica, com o apoio do Programa BIPZIP2020 da Câmara Municipal de Lisboa. Sendo um projeto de parcerias, a construção e identificação de parceiros está sempre em movimento: Poder Local com as juntas de freguesia dos territórios em causa, outros bipzips da cidade e respectivas organizações.