PT

EN

Projeto de Intervenção

Movimento de Impacto em Cadeia

O Projeto

Hoje em dia, o nosso bem-estar e prosperidade, e a das gerações futuras, não pode ser pensada isoladamente da saúde do ambiente e dos ecossistemas, dos quais todos nós dependemos. Portanto, face à crise ecológica, social e sanitária que vivemos, torna-se urgente harmonizar e equilibrar as necessidades sociais e económicas das comunidades locais com as capacidades reais do ambiente. Neste longo caminho de transformação dos nossos sistemas de produção e consumo, que ainda temos de percorrer até a transformação regenerativa das nossas sociedades, cada pequeno passo conta. Em áreas urbanas, caracterizadas em particular por uma elevada densidade populacional, poluição e maiores desigualdades socioeconómicas, parece essencial impulsionar novas linhas de ação sustentáveis, capazes de garantir a resiliência local e a preservação dos bens comuns.

O Movimento de Impacto em Cadeia, pretende assim contribuir para uma nova Cultura local de Gestão de Recursos Naturais e Materiais capaz de garantir o bem estar das comunidades e dos seus ecossistemas.

Em rede com um conjunto de parceiros associativos de ação local, sediados e activos nos territórios de Marvila, Ajuda, Alfama e Lumiar o MIC visa estimular uma cadeia ativa de soluções alternativas Lixo Zero no território, permitindo o bem-estar, saúde e poupança, e procurando aumentar o impacto direto de cada € financiado na qualidade de vida das comunidades.

- Co-criar e aplicar Planos Lixo Zero adaptados às realidades dos projetos BIPZIP escolhidos, enquanto ferramenta estratégica para a melhoria não só ambiental como também melhoria nas diferentes esferas do quotidiano de uma família, organização, bairro e cidade.

- Serão integrados 4 Projetos Piloto para diagnóstico, implementação e monitorização onde se incluem associações locais e parceiros apoiadas pelo BIPZIP.

- Mapear Recursos de impacto ambiental, nas 4 geografias do projeto com indicadores de sustentabilidade, ambiente e recursos de benefício direto e qualidade de vida para a comunidade. Ver aqui.

- Capacitar líderes locais, técnicos, dirigentes e associados, parceiros sociais e os seus beneficiários na Cultura Lixo Zero, bem-estar, saúde e poupança.

- Criação de um Observatório Lixo Zero de base local – resultado do projeto para garantir a sustentabilidade e disseminação de boas práticas para outros territórios.

O MIC é um projeto promovido pela Zero Waste Lab em parceria com o movimento Zero Waste Youth Portugal, a Junta de Freguesia de São Vicente, a 4Change , a Fundação Gonçalo da Silveira e o Movimento de Expressão Fotográfica, com o apoio do Programa BIPZIP2020 da Câmara Municipal de Lisboa. Sendo um projeto de parcerias, a construção e identificação de parceiros está sempre em movimento: Poder Local com as juntas de freguesia dos territórios em causa, outros bipzips da cidade e respectivas organizações.