PT

EN

Junho 2021

Texto por Equipa ZWL

RETRATOS DA CIDADE - Jornada fotográfica  

Onde encontras o bem-estar no teu bairro?

“RETRATOS DA CIDADE” é uma atividade criativa de registo fotográfico e interpretativo sobre as vivências de bem estar comunitário e sustentabilidade nos territórios abrangidos no projeto BipZip2020 “Movimento de Impacto em Cadeia (MIC)” promovido pelo Zero Waste Lab e consórcio de parcerias locais.

Convidamos os Lisboetas a fotografar os bairros de Marvila, Lumiar, Ajuda e São Vicente, tendo como mote: Onde encontras o bem-estar no teu bairro?

Numa manhã, através da produção de imagens fotográficas, pretende-se que estas contribuam para a identificação de espaços, ações, equipamentos e potencialidades que promovem a prosperidade social e ambiental do bairro para uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável. No final da iniciativa, está previsto devolver o resultado dos trabalhos recolhidos numa exposição fotográfica, em espaço público.

Esta atividade foi desenvolvida pelo Movimento de Expressão Fotográfica, e será facilitada pelos seus membros.


Roteiro “Retratos da cidade”:

1) SESSÃO DE APRESENTAÇÃO (ONLINE): Dia 29 de Junho das 16:00 as 17:30. Iremos apresentar o programa da jornada fotográfica e introduzir a inspiração do poder da Fotografia, com a equipa MEF - Movimento de Expressão Fotográfica.

2) SESSÃO FOTOGRÁFICA DO BAIRRO (PRESENCIAL): Vão utilizar a fotografia como meio de exploração do seu próprio quotidiano, refletindo sobre a pergunta: onde encontras o bem-estar no teu bairro?

4 territórios, 4 datas:
Marvila - 10 de Julho das 09h30 às 12h30
Ajuda - 17 de Julho das 09h30 às 12h30
Lumiar - 18 de Julho das 09h30 às 12h30
São Vicente - 24 de Julho das 09h30 às 12h30

3) SESSÃO DE VISUALIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO (ONLINE): Vamos descobrir as várias perspectivas do bairro, interpretar cada fotografia e escolher em conjunto as mais representativas do bem estar comunitário e da sustentabilidade.

Marvila - 13 de Julho das 17:00 as 19:00
Lumiar - 20 de Julho das 15:00 as 17:00
Ajuda - 20 de Julho das 17:00 as 19:00
São Vicente - 27 de Julho das 17:00 as 19:00

4) EXPOSIÇÃO MONSANTO: No dia 01 de Outubro é inaugurada a exposição de fotografias “Retratos da cidade” no Espaço Monsanto.


Regulamento:

- Podem participar todos os interessados, sem requisitos de conhecimentos prévios de fotografia profissional;
- Podem participar todos os interessados, quer seja em modalidade individual, quer seja na modalidade de participação por um coletivo até 4 pessoas;
- Todos os interessados podem participar em 1 ou mais edições de Retratos da Cidade (ver as datas das sessões presenciais);
- É de participação gratuita.

1. Inscrição através do formulário de inscrição. Enviaremos de seguida a confirmação da sua inscrição e a gravação da sessão de enquadramento da iniciativa, realizada no dia 29 de junho;

2. Para participar terá que concordar com a autorização e utilização da difusão das fotografias escolhidas para fins integrados no projeto MIC Movimento de Impacto em Cadeia;

3. No dia da atividade (ver datas acima), leva um chapéu, água, sapatos confortáveis, e mais importante, a câmara do seu telefone ou uma máquina fotográfica digital!