PT

EN

Janeiro 2021

Texto por Equipa ZWL

Lisboa Lixo Zero

LISBOA LIXO ZERO é um mapa colaborativo para a divulgação dos bens, serviços, espaços, equipamentos e infraestruturas da cidade, que promovam o bem-estar comunitário e a sustentabilidade no bairro - vizinhança - comunidade em que se inserem.

O Mapa pretende democratizar formas de consumo sustentáveis e solidárias, bem como processos económicos circulares e de partilha. Nasceu do projeto BipZip da Câmara Municipal de Lisboa, "Movimento de Impacto em Cadeia (MIC)" promovido pelo Zero Waste Lab em parceria com organizações de desenvolvimento comunitário da cidade, com o objectivo de construir uma nova cultura local de gestão circular dos recursos, necessária quer para o bem estar das comunidades, quer para a saúde do ambiente. É o resultado de um trabalho participativo de mapeamento com os residentes de quatro territórios de Lisboa - Prodac (Marvila), Alta de Lisboa (Lumiar), Centro da cidade (Alfama) e Ajuda. Foram assim identificados um conjunto de elementos promotores de bem-estar comunitário ao nível do bairro, refletidos nas diferentes categorias do mapa. A abordagem proposta centra-se numa visão do bem-estar social interligada e dependente do bem-estar dos ecossistemas.

Como apoiar a atualização do Mapa Lixo Zero? Se CONHECE uma loja, um equipamento, serviço ou infraestrutura disponível nos bairros de Lisboa, que refletem e promovem a resiliência, a sustentabilidade e bem-estar das suas comunidades, convidamos a PREENCHER o seguinte formulário! Este será validado e posteriormente inserido no mapa.

Todos construímos uma cidade mais justa e sustentável!